Pesquisar este blog

Portal Uai

Polícia investiga explosão e tiros em Mantena


A Polícia Civil de Mantena, no Vale do Rio Doce, a 450 quilômetros de Belo Horizonte, investiga a relação entre dois crimes ocorridos na cidade e tenta identificar os suspeitos. Na madrugada de 8 de janeiro, pelo menos cinco tiros foram disparados contra a casa de Alersander Pinheiro Ferreira, de 38 anos, diretor de uma emissora de rádio particular. Três dias depois, o cômodo construído para funcionamento dos aparelhos de transmissão do veículo de comunicação, próximo às torres, foi destruído com explosivos, danificando também equipamentos.

Não houve feridos nos dois atentados. Segundo informações da delegacia, apenas Alersander estava em casa, no Bairro Vila Nova, pois sua família viajava de férias. Ele chegou a sair da residência ao ouvir os tiros, mas não viu o atirador. A Polícia Civil acredita que alguém tenha passado na rua de moto e feito os disparos. O diretor da rádio registrou boletim de ocorrência na 159ª Companhia da Polícia Militar, mas não apontou suspeitos.

Na madrugada de terça-feira, a PM foi chamada no alto do Córrego dos Coqueiros, parte afastada de Mantena, onde ficam as torres de transmissão. Quando chegou ao local da explosão, encontrou estopas embebidas em líquido inflamável, várias garrafas pet queimadas e um forte cheiro de gasolina. A Polícia Civil acredita que explosivos de alto poder ofensivo tenham sido usados. Até a laje do cômodo foi derrubada. Além de queimar os equipamentos, a porta de aço foi parar a três metros de distância.

O delegado Alfredo Resende Coelho, que preside o inquérito, segue pelo menos duas linhas de investigação. Alersander fez denúncias contra rádios piratas que estariam interferindo na frequência da rádio, e os atentados podem ter sido motivados por vingança ou sabotagem. Ele foi orientado a registrar queixa na Polícia Federal, que investiga crimes na telecomunicação.
A outra possibilidade é a de crime político. Além de diretor da rádio, Alersander é radialista e se tornou líder de audiência na cidade, chegando a cogitar a possibilidade de disputar a Prefeitura de Mantena. A Polícia Civil quer descobrir se os autores dos dois crimes são da região ou teriam sido contratados.


Nenhum comentário: