Pesquisar este blog

Bancos já oferecem crédito para antecipar o 13º salário

Especialista alerta que opção só é interessante em casos urgentes

FERNANDO MARCONDES
ESPECIAL PARA O TEMPO

O ano ainda está no início, mas os bancos já oferecem linhas de crédito para adiantar o 13º salário dos correntistas. E os juros estão menores do que os praticados por outras modalidades de empréstimo. O banco Santander, por exemplo, antecipa até 100% do valor bruto, com juros de 2,95% ao mês. Já o Itaú oferece 100% do valor do benefício com juros a partir de 2,92% mensais, no valor máximo de R$ 10 mil.

O Banco do Brasil adianta 40% do valor para quem obtém o benefício em duas parcelas e 80% para quem recebe em parcela única, ambas com juros de 2,71%. A Caixa Econômica Federal tem a menor taxa do mercado: 2,52% ao mês. O banco antecipa até 90% do valor. O Bradesco ainda não abriu a linha de crédito.

Em onze meses (período do empréstimo para quem solicita em janeiro e vai pagar em dezembro), as taxas de juros variam de 31,49% a 37,69%. Apesar de popular, a prática tem riscos e só deve ser feita em caso de extrema necessidade. "O 13º deve ser entendido como uma ferramenta de ajuste para as despesas de início do próximo ano. Quem adianta esse dinheiro tem muita possibilidade de ter um desequilíbrio financeiro mais adiante", diz o economista Ofir Viana Filho, educador em finanças pessoais.

Ele diz que, além do risco de não ter dinheiro para saldar um compromisso no futuro - e ter que fazer novas dívidas -, quem opta por antecipar o benefício perde dinheiro com o pagamento de juros. "É o mesmo que trocar o próprio dinheiro pelo dos outros, e isso custa caro".

Segundo ele, o adiantamento do 13º pode ser necessário em casos de doenças, catástrofes ou acidentes. Ou, então, para fugir de juros ainda maiores. A gerente de restaurantes Graziele Pessoa da Silva ficou sem dinheiro no início do ano e decidiu recorrer à antecipação. "Precisava do dinheiro para pagar IPTU, IPVA e comprar livros da faculdade", diz. Ela optou pelo empréstimo porque os juros são menores que os do cheque especial e do cartão de crédito. Ela diz ter consciência de que não vai receber o benefício em dezembro. "Pretendo gastar menos em 2011 para não precisar fazer empréstimo no ano que vem", diz.

Companhia de Missões Especiais será instalada em Uberaba


image
Com a instalação da 6ª Companhia de Missões Especiais da Polícia Militar em Uberaba, a segurança pública será reforçada e contará com oficiais e praças qualificados na área administrativa e outros na área operacional. A afirmação é do major Márcio Constâncio.
Segundo o oficial, a 6ª Companhia de Missões Especiais será composta por um pelotão da Rondas Ostensivas Táticas Municipais (Rotam), Choque e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). “A companhia terá um efetivo de 105 homens entre oficiais e praças, alguns na área administrativa e outros na área operacional. O pelotão do Gate terá um negociador, um Sniper, que é um perito em tiros precisos de longa distância, muito usado em situações de perigo onde é difícil a aproximação. Uma equipe de oito homens especializados em adentramento, para situações em que há pessoas confinadas e que a situação recomenda que a polícia não pode esperar um tempo maior para a solução do problema”, esclarece.
O oficial observa que no projeto há uma parceria com o 8º Batalhão de Bombeiros Militar em Uberaba onde os policiais militares serão treinados e receberão orientações de rapel e de mergulho dos bombeiros militares.
Cavalaria – Major Constâncio afirma que em breve a Polícia Militar vai implantar o pelotão da Cavalaria Montado (Grupo Hipo) para realizar o patrulhamento na cidade. “Ainda na Companhia de Missões Especiais pode-se contar com a instalação do Grupo Tático, Grupo Antissequestro, Grupo Antibomba, Grupos específicos de atuação contra tumulto, Grupo Aéreo e a Cavalaria Montada. O Policiamento Montado (cavalaria) é um antigo anseio da população, haverá um número de oito a 10 animais”, ressalta.
O oficial observa que inicialmente a 5ª Região de Polícia Militar, onde será instalada a 6ª Companhia, será totalmente estruturada como um todo, para qualificar o pessoal e num futuro próximo buscar militares com perfil em montarias para fazer o policiamento na cidade de Uberaba. “A população de Uberaba não perderá em prestação de serviços, o nível de prestação de serviço será o mesmo, até o final do ano teremos um pessoal mais qualificado”, finaliza.
Fonte: Jornal de Uberaba/ BLOG CABO NIVANDO

Nenhum comentário: