Pesquisar este blog

BLOG CABO NIVANDO

Morte em Simonésia: Policiais são ouvidos na delegacia

0 comentários

Soldado Assis e Cabo Zinis foram ouvidos acompanhados de um oficial da PM, Tenente Reis, e do advogado Maurício Júnior
Aconteceu na tarde de quinta-feira, 13, na 6ª Delegacia de Policia Regional de Polícia Civil, o depoimento dos dois policiais acusados do terem espancado e provocado a morte do pedreiro Expedito Alves, no dia 3, no trajeto entre Simonésia e Manhuaçu. Cabo Zinis e Soldado Assis foram ouvidos separadamente e acompanhados pelo advogado Maurício Júnior e pelo Tenente Reis, da Polícia Militar. Ambos preferiram não dar declarações à Polícia Civil e se reservaram no direito de só falar em juízo.
No dia 3 de janeiro, Cabo Zinis e Soldado Assis fizeram a prisão de Expedito Alves de Oliveira depois que abordaram Jean Carlos de Souza, 22. O rapaz estava na motocicleta emprestada pelo pedreiro, não tem habilitação e sem os documentos. Expedito recebeu voz de prisão por entregar veículo a inabilitado.
No trajeto até a delegacia de Manhuaçu, os policiais pararam duas vezes. A primeira a pedido do pedreiro para urinar. A segunda, num posto de combustíveis cerca de um quilômetro antes da delegacia, para que ele e um policial lavassem as mãos. Na versão dos PMs, Expedito sofreu uma queda embriagado e se sujou de lama.
Familiares do pedreiro questionam o comportamento dos policiais. Eles argumentam que há demonstrações de espancamento, acharam estranho essa parada no posto e nem avisaram a família de que o pedreiro havia morrido.
O advogado de defesa dos dois militares, Maurício Júnior, diz que o interrogatório foi um procedimento normal. Ele argumenta que o caso é de competência exclusiva da Polícia Militar. “A Polícia Militar abriu um inquérito policial militar e, no nosso entender, é um crime militar que está sendo analisado e é competência específica da PM”, afirmou. O advogado também não anunciou qual será seu posicionamento sobre o caso. “Estamos acompanhando tudo, mas só vamos nos pronunciar sobre a defesa após a finalização do inquérito e o indiciamento. Estamos com suporte do nosso escritório em Manhuaçu e de um escritório de Belo Horizonte especializado nesse tipo de caso”, registrou.
Advogados Alex Barbosa (OAB) e Maurício Júnior (defesa dos policiais) e, abaixo, o delegado Getúlio Lacerda
O Delegado Getúlio Lacerda explicou que os dois militares utilizaram o direito de não falar e se negaram a dar qualquer declaração na Polícia Civil. Mesmo assim, ele argumenta que o inquérito caminha para sua conclusão: “Temos muitos elementos e provas sobre o crime e não sei ainda se vamos fazer a reprodução simulada ou reconstituição dos fatos. Temos informações suficientes já no inquérito”.
Na semana passada, a Justiça Militar decretou a prisão preventiva dos dois policiais Zinis foi levado para o batalhão de Ipatinga e Assis para Itabira.
Segundo Getúlio Lacerda, a Polícia Civil também pediu a prisão preventiva dos dois policiais na Justiça Comum. A alegação é de que, mesmo estando os dois sob custódia da Polícia Militar, caso haja um relaxamento da prisão por parte da Justiça Militar, o pedido é para impedir que os dois sejam libertados, até a conclusão das investigações.
Jailton Pereira
Portal Caparaó

Comandante do 8º BBM de Uberaba será transferido para BH

0 comentários
O comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Uberaba (8º BBM), tenente-coronel Wanderley Felix Ferreira, será transferido para a 4ª Seção do Estado Maior na cidade de Belo Horizonte-MG.
Quem assume o 8º BBM em Uberaba será o tenente-coronel Clóves Ferreira Lima, que está vindo da Diretoria de Ensino da referida cidade. O oficial foi promovido ao Posto de 2º Tenente em 1994, sendo que pouco tempo depois de sua promoção, ele foi classificado para trabalhar na então 11ª Companhia de Bombeiros Militar, atual 8º BBM-Uberaba, chegando a exercer a função de subcomandante, no Posto de Capitão BM.
Após ter sido promovido ao Posto de Major, o tenente coronel Clóves retornou para a capital, onde trabalhou como subcomandante do 2º BBM. Até o final de 2010, ele estava classificado na Diretoria de Ensino (DE) do Corpo de Bombeiros.
Em 25 de dezembro de 2010, o então major BM Clóves Ferreira Lima foi promovido ao Posto de tenente- coronel BM. Após o ato de promoção, em 11 de janeiro de 2011, o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel BM Sílvio Antônio de Oliveira Melo, o classificou no 8º BBM, designando-o para exercer as funções de comandante do Batalhão.
O Tenente Coronel BM Clóves Ferreira Lima receberá o comando do tenente-coronel BM Wanderley Felix Ferreira, atual comandante, em solenidade a ser confirmada pelo Comando-Geral da Corporação. (SN)

Nenhum comentário: