Pesquisar este blog

Portal Uai

Polícia Civil desmonta esquema de venda de carteiras de habilitação em Juiz de Fora


A Polícia Civil de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, já começou a ouvir outros suspeitos de terem sido beneficiados por um esquema de fraude de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs). Nove pessoas foram presas durante uma operação desencadeada na segunda-feira para cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão no município e em São João Nepomuceno. 

De acordo com a Polícia Civil, as investigações começaram na semana passada depois que uma auditoria interna realizada no Setor de Habilitação da cidade identificou lançamentos indevidos no sistema do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) referentes a resultados de exames de legislação, direção veicular e outros procedimentos. Um funcionário terceirizado que prestava serviços à Polícia Civil da cidade e dois despachantes foram presos durante a ação.

Segundo a polícia, em depoimento, os suspeitos deram detalhes de como o esquema funcionava. Os despachantes entravam em contato com os interessados em adquirir a CNH e encaminhavam as informações para o funcionário terceirizado da PC, que lançava os dados no sistema do Detran como se os candidatos tivessem passado por todos os exames normalmente. Cada interessado pagava R$ 1.250 pelo documento. 

Outras seis pessoas presas por suspeita de terem se beneficiado do esquema confirmaram a versão dos despachantes. Ainda segundo a Polícia Civil, o responsável pelos lançamentos dos resultados falsos alegou que a venda de carteiras ocorria há dois meses, mas as investigações vão continuar para indicar com exatidão quando a fraude teve início. 

Se condenados, os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção, formação de quadrilha e inserção de informações falsas no banco de dados do Detran. As penas máximas para estes tipos de crimes são superiores a 20 anos de reclusão e podem ser multiplicadas pelos números de CNHs falsificadas, no caso dos responsáveis diretos pelo esquema. 
 

Nenhum comentário: