Pesquisar este blog

BLOG CABO NIVANDO

Passagem de comando no 11º Batalhão de Polícia Militar

0 comentários
Coronel Geraldo Henrique agradeceu ao Comandante Castro e desejou sucesso ao Tenente Coronel Rhodes
Numa prestigiada solenidade foi realizada a transmissão do cargo de Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (11ºBPM) do Tenente-Coronel Ney de Castro Brito ao Tenente Coronel Luiz Carlos Rhodes de Souza, sob a presidência do Comandante da 12ª Região da Policia Militar, Coronel Geraldo Henrique Guimarães da Silva. Marcada pelo tom da emoção, a cerimônia foi muito prestigiada por autoridades e lideranças das 24 cidades da área de atuação do batalhão.
Além da beleza e organização que marcaram a solenidade, a noite de posse do novo comandante também foi um marco na história regional. Pela primeira vez, em 47 anos de existência, o 11º Batalhão de Polícia Militar terá um comandante e um subcomandante de Manhuaçu. O Tenente-coronel Rhodes e o novo subcomandante Major Sérvio Túlio Mariano Salazar são naturais do município e fizeram carreira no 11º BPM.
EMOÇÃO
O ato solene de transmissão de cargo de comandante 11º Batalhão foi muito concorrido e confirma a credibilidade e envolvimento da comunidade regional com o trabalho da Polícia Militar. Em seu discurso de despedida o Tenente-coronel Castro, emocionado e com a voz embargada, se referiu aos muitos amigos que possui em Manhuaçu e região e falou do período que esteve à frente do 11º BPM e de sua nova missão que exercerá na Academia de Polícia Militar, em Belo Horizonte. Castro elogiou a região e disse que o período no comando do 11º BPM foi uma das mais gratificantes experiências de sua carreira.
Ao final de sua fala emocionada, sem conseguir conter as lágrimas, o oficial foi muito aplaudido.
SONHO
Emoção no discurso de despedia do Tenente-coronel Castro e parceria na fala do Tenente-coronel Rhodes.
O Coronel Geraldo Henrique Guimarães agradeceu o trabalho desempenhado pelo Tenente-coronel Castro na cidade. Ele foi o oficial que substituiu o Coronel Henrique no comando. Na sequencia, desejou sucesso ao novo comandante: “Eu sei que você realiza um sonho de sua carreira. Começou como soldado e chegou, com merecimento, ao mais alto cargo desta unidade. Tenho confiança e certeza de que fará um grande trabalho”.
Depois de servir o Tiro de Guerra em 1983 em Manhuaçu, Luís Carlos Rhodes iniciou a carreira na Polícia Militar em 1984 como soldado. Ele trabalhou em Manhuaçu, Viçosa e Ipatinga. Em 85, passou a Cabo e no ano seguinte como Sargento, trabalhando em Ipatinga e Timóteo. A partir de 1991, quando se formou oficial, retornou para Manhuaçu como Aspirante e depois trabalhou como Tenente em Caratinga e novamente Manhuaçu. Como Capitão exerceu várias atividades na sede do 11º BPM e em 2007, já como Major, assumiu o comando da Companhia de Policiamento de Ponte Nova. Em 2009, foi transferido para o subcomando do batalhão.
FUTURO
Enaltecendo a parceria como um dos pilares de seu comando, o Tenente-coronel Rhodes iniciou o pronunciamento agradecendo a Deus e a sua família. Lembrou das origens no córrego da Raiz, na zona rural do distrito de Ponte do Silva, e citou as entidades e pessoas que colaboraram com o trabalho policial na região.
Rhodes foi taxativo em seu discurso no sentido de combater a criminalidade e promover a paz social. “É um momento de muita emoção, mas ao mesmo tempo recai sobre os nossos ombros muita responsabilidade. O 11º Batalhão é agora comandado por oficiais de Manhuaçu. É o momento de, com a ajuda da sociedade e a cobertura de Deus, buscar os caminhos para solucionar os problemas de segurança pública e outras questões que envolvem a comunidade”, destacou.
O novo comandante também afirmou que está iniciando ações para promover melhorias nas questões de segurança em toda a região. Como existe uma área rural grande sob responsabilidade do 11º BPM, ele anunciou que haverá um trabalho focado nos cidadãos que moram na zona rural.
Fechando com brilhantismo a solenidade, a tropa formada, sob os acordes da Banda de Música do 11º Batalhão, desfilou em continência ao novo comandante.
HOMENAGENS
A cerimônia terminou com a inauguração da fotografia na galeria dos ex-comandantes. Nesse momento, de forma especial 18 entidades e organizações prestaram homenagens ao Tenente-Coronel Castro. O Presidente da Câmara Renato Cezar Von Randow abriu a sequencia de placas e diplomas de reconhecimento. O último foi o Prefeito de Manhuaçu Adejair Barros. Ele falou da satisfação e sucesso da gestão do Tenente-Coronel Castro desejando que ele continue sempre participando do cotidiano da região

Tenente-coronel Assis assume 14º BPM

0 comentários
“Uma polícia que sai para as ruas preocupada em dar segurança para o cidadão e não em procurar infratores”, é o que promete o oficial
AKR 

O tenente-coronel Francisco Assis gostou da receptividade que teve em Ipatinga, “Minha retribuição será através do trabalho”, garantiu
IPATINGA – O tenente-coronel José Paulo Cézar não é mais o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) de Ipatinga. A chefia da unidade passou para Francisco Assis de Oliveira, oficial de mesma patente. A transição de cargos aconteceu na manhã desta quinta-feira (10), durante solenidade no 14º BPM. “Vou procurar trabalhar dentro do que a gente chama de polícia comunitária, interativa e de proximidade. É o modelo de polícia pacificadora. Na verdade a gene disso está nos princípios da filosofia de polícia comunitária. Uma polícia que sai para as ruas preocupada em dar segurança para o cidadão e não em procurar infratores”, discorreu o novo chefe da PM no Vale do Aço.
O tenente-coronel Assis nasceu em Lavras, é casado e tem quatro filhos. Durante sua posse na manhã desta quinta-feira, ele falou à imprensa sobre seus anseios. “Aproveito a oportunidade para convidar a população a participar das diversas reuniões, do Consep (Conselho de Segurança Pública), apresentar suas demandas à polícia e criticar quando errarmos. Garanto que estaremos abertos a este diálogo. Um diálogo franco e norteado pelo melhor dos propósitos”, afirmou.
A solenidade no 14º Batalhão contou com a presença de inúmeros representantes da sociedade civil organizada e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. “Nossa expectativa aqui no Vale do Aço é a melhor possível. Essa solenidade mostra, com a grande presença de todas as lideranças da comunidade, que o povo é muito caloroso. Foi uma recepção maravilhosa e a minha retribuição será através do trabalho, com muita seriedade e amor pela causa em prol da segurança das pessoas do Vale do Aço. Podem ter certeza disso”, prometeu Assis.  
Apoio
O tenente-coronel José Paulo Cézar deixa o Vale do Aço para ir trabalhar na capital mineira. “Só tenho a agradecer a minha estada em Ipatinga. Agradecer à imprensa e a todos os parceiros. Quero dizer que foi fácil comandar o 14º Batalhão com toda essa ajuda. Então estou retornando à minha casa, pois sou de Belo Horizonte. Estou muito feliz por estar retornando para lá, mas vou partir triste por estar deixando amizades aqui no Vale do Aço. Creio que a missão foi cumprida. Graças a Deus tive todo o apoio e fui muito feliz à frente do 14º Batalhão”, comentou o oficial.
Responsabilidade
O 14º Batalhão de PM de Ipatinga, situado na Rua Gaivotas, no Bairro Vila Celeste, exerce responsabilidade territorial pelo policiamento ostensivo em 16 municípios: Açucena, Antônio Dias, Belo Oriente, Braúnas, Bugre, Coronel Fabriciano, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Joanésia, Marliéria, Mesquita, Naque, Santana do Paraíso, Timóteo. A extensão territorial de todos municípios que compõem a unidade é de 5.170 km². A população total é de 552.486 habitantes (projeção para 1º de julho de 2008, segundo fontes do IBGE).
Mudança em Timóteo  
Atual comandante da 138ª Cia. de Polícia Militar de Ipatinga, unidade responsável pelo policiamento nos bairros Bom Jardim, Esperança, Iguaçu, Cidade Nobre, Ideal, Ferroviários, Limoeiro, Vila Formosa e Vila Celeste, o capitão Sérgio Renato foi designado para assumir o comando da PM em Timóteo. “Será um desafio muito grande pra mim. Mas, com a proteção de Deus, nós vamos fazer um excelente trabalho e, para isso, quero contar com a colaboração de toda a comunidade. Precisamos de um trabalho integrado com a Polícia Civil e com o Ministério Público. Agiremos dentro da filosofia de polícia comunitária para poder proporcionar àquela sociedade uma tranqüilidade pública. Não tem isso de pensar que Timóteo é tranqüilo. Nós não podemos deixar as coisas fluírem. Temos que trabalhar e dedicar inteiramente ao serviço policial militar e em defesa da sociedade”, declarou o oficial durante a solenidade de posse do tenente-coronel Assis. Sérgio Renato assumirá o comando da 85ª Cia. de PM de Timóteo nas próximas semanas.

Reunião de Nivelamento de Comandantes

0 comentários
image
Aconteceu no último dia 08 de fevereiro de 2011, terça-feira, a 1ª Reunião de Treinamento dos Comandantes das Frações Destacadas da 6ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário.
O encontro foi realizado no Centro de Educação Ambiental da Polícia Militar “Ecolândia” e teve seu início marcado por um delicioso café da manhã e logo em seguida a Ten Cel PM Rosângela de Souza Freitas, comandante da 6ª Cia PM Ind MAT, abriu a reunião falando sobre a importância da produtividade e qualidade dos serviços prestados e destacando o papel dos comandantes, principalmente para o desempenho de atividades operacionais. Informou sobre a assunção do novo secretário do Meio Ambiente – Adriano Magalhães – e que na secretaria de Trânsito não houve mudanças. A Comandante disse ainda que ocorrerão modificações na estruturação do SISEMA, com a criação de uma única diretoria integrada que cuidará das três casas: IEF, IGAM e FEAM, ficando responsável pela fiscalização ambiental de todo o Estado.
Ao longo da programação foram tratados assuntos eminentemente operacionais com a finalidade de avaliar o desempenho de cada fração e o controle das atividades constantes do Pacto de Metas e Produtividade, avaliar o desempenho quanto ao cumprimento de normas e execução de tarefas administrativas, além da difusão de doutrinas e alinhamento dos comportamentos nas atividades de Meio Ambiente e de Trânsito Rodoviário. A reunião tratou ainda de assuntos relativos às áreas de Recursos Humanos, Inteligência, Planejamento e Estatística, e Comunicação Organizacional.
A Ten Cel Rosângela encerrou a reunião destacando que não basta que os comandantes tenham informações, é preciso saber aproveitá-las, a fim de darmos respostas positivas à sociedade. Disse ainda, que para este ano está apostando muito na qualidade, através do treinamento, qualificação e especialização dos militares e que cada um é responsável e contribui para o sucesso do todo. 
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 6ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário

Pelotão de Prados tem Novo Comandante

image
Em 09 de fevereiro, ocorreu a solenidade de Passagem de Comando do 4º Pelotão sediado no município de Prados, onde o Tenente Denilson Dourado Santos transferiu o comando do 4º Pelotão de Prados para o Tenente Wagner José da Silva.
A solenidade ocorreu no auditório Lira Ceciliana e contou com a presença de várias autoridades locais, além dos militares do 4º Pelotão.
O Tenente Coronel Alan Elias da Silva, Comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar recebeu o anúncio da transferência de Comando da Fração, desejando sucesso ao Tenente Wagner e agradecendo o grande trabalho prestado pelo Tenente Denilson que foi transferido para São João del-Rei.

PM e PC apreendem 91 papelotes de cocaína

0 comentários
Brasópolis -  (10/02/11) – A Polícia Militar, juntamente com a Polícia Civil, cumpriu mandados de busca e apreensão, logrando êxito em apreender 91 papelotes de cocaína e 03 gramas de maconha, na residência de uma artesã.
image
Por volta das 06hs12min, a PM em Operação Conjunta com a Polícia Civil, para cumprir diversos Mandados de Busca e Apreensão, expedido pelo M.M. Juiz de Direito da Comarca de Brasópolis/MG, compareceu na residência da cidadã A.O.A., 36 anos, artesã, situada na Rua Tenente Francisco Dias, Centro, onde havia várias denúncias de tráfico de entorpecentes.
Durante a busca no interior da residência foram localizados, em um guarda roupas, 91 (noventa e um) papelotes de cocaína e 03 (três) gramas de uma maconha.
No momento da busca, encontravam-se na residência, a cidadã infratora e 03 (três) filhos menores de idade, os quais foram entregues ao Conselho Tutelar.
A Polícia Militar efetuou a prisão da cidadã infratora por tráfico ilícito de entorpecente, sendo a mesma conduzida para a Delegacia de Polícia, juntamente com as drogas e 02 (dois) aparelhos celulares apreendidos.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DO 56º BPM

Nenhum comentário: