Pesquisar este blog

BLOG CABO NIVANDO

Inativos em plena forma

0 comentários
image
Ao entrarmos para a carreira militar com o propósito de defender e proteger a sociedade sonhamos um dia em concluir esta tão grandiosa missão. Anos e anos vão se passando, alguns se perdem pelo caminho, mas ao final fica sempre a lembrança daquela velha e inesquecível amizade.
Na manhã de ontem (18-02-2011), em Três Corações alguns destes momentos puderam ser revividos durante um café da manhã realizado nas dependências da 16ª Cia PM Ind, onde os militares inativos puderam conhecer o comandante Maj Tostes bem como reencontrar com velhos amigos.
Na explanação do Major Leander Tostes de Castro Souza, ele ressaltou a importância de valorizar os servidores inativos que honradamente representaram a Milícia de Tiradentes, bem como ressaltou que embora estejam literalmente distantes das situações ligadas à Segurança Pública, é primordial a participação com base na experiência adquirida no decorrer dos anos.
Após a fala do Major Tostes, o 3º Sgt QPR Camarinho, lotado no Dst PM de Cambuquira/MG falou da importância da Instituição em sua vida, principalmente nos últimos anos, pois após a perda de sua esposa se viu sozinho, contudo foi prontamente acolhido pelos militares do Destacamento onde realizada até nos dias de hoje um trabalho voluntário.
Na ocasião, o Cb QPR PM Alencar Scalenghi, recebeu das mãos do Major Tostes um cartão pelo aniversário de mais uma data natalícia. 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social - 16ª Cia PM Ind

Cúpula da segurança pública regional se reúne nesta segunda-feira

image
A 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª Risp), localizada em Juiz de Fora, irá sediar, nesta segunda-feira, dia 21, uma reunião entre as lideranças policiais regionais e os membros do Colegiado de Integração do Sistema de Defesa Social. No encontro, serão apresentados os principais avanços da integração das forças policiais da região, um balanço das ações e dos índices de criminalidade, além de estratégias de prevenção e de repressão. Também participam da reunião representantes de diversos segmentos da comunidade e autoridades locais que têm relação com questões de segurança pública.
  Para o secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, a multiplicidade de atores envolvidos é essencial para a obtenção de resultados cada vez melhores. "É de fundamental importância a sensibilização de toda a comunidade para participação na tomada de decisões que envolvam o comprometimento com a segurança pública", afirma.
  Durante o encontro, será apresentado o diagnóstico de criminalidade da 4ª Região Integrada, que engloba 86 municípios da Zona da Mata e Campo das Vertentes. Em seguida, haverá apresentação dos projetos e ações integradas, da rede de parceiros e dos principais resultados alcançados.
Disseminação
  O Colegiado de Integração do Sistema de Defesa Social é responsável pela formulação e aprovação de diretrizes e estratégias de segurança pública em todo o Estado. O órgão é presidido pelo secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, e composto pelos titulares dos órgãos de defesa social.
  Durante o ano de 2011, o Colegiado irá se reunir com as lideranças de todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública, para que sejam feitas apresentações de diagnósticos locais acerca da criminalidade e proteção pública. "A ação demonstra, por um lado, que a integração é uma realidade em todo o Estado de Minas Gerais. Por outro, é a prova de que temos um olhar atento e sensível às necessidades específicas de cada localidade", avalia o secretário.

Passagem de comando da 17ª Cia PM Ind MAT

0 comentários
Aconteceu no dia 17 de fevereiro de 2011, às 19h, na Câmara Municipal de Pouso Alegre/MG a passagem de Comando da 17ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito.
A partir desta data, o Major Cássio Eduardo Soares Fernandes passou a ser o novo comandante da Companhia antes comandada pelo Tenente Coronel Luiz Carlos de Rezende que está indo para o Quadro de Oficiais da Reserva. A cerimônia foi prestigiada pelo Diretor de Meio Ambiente e Transito da PMMG, Coronel Sérgio Augusto Veloso Brasil entre outras autoridades civis e militares.
Criada em 13 de novembro de 2009, a 17ª Cia PM Ind MAT tem localização estratégica, situada à rodovia MG-290, km 0,2, Bairro Jardim Amazonas, no município de Pouso Alegre/MG, e possui uma área de atuação em mais de 72 municípios. Atualmente possui modernas viaturas e instalações, com um efetivo constantemente treinado para atender aos mais variados tipos de ocorrências.
A 17ª Companhia de Polícia Militar Independente de Meio Ambiente e Trânsito tem como principais atribuições executar o policiamento de trânsito rodoviário e a proteção ao Meio Ambiente, realizar campanhas educativas, trabalhar em conjunto com outros órgãos ligados ao sistema de trânsito e Meio Ambiente para desenvolver uma política comum em benefício da sociedade e cooperar com as atividades das demais unidades operacionais e com outros órgãos nas ações de prevenção e repressão da criminalidade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional da 17ª Cia PM Ind MAT

PMs são homenageados em Piumhi

0 comentários
image
Piumhi - Durante solenidade realizada no auditório da 110ª CIA PM, na manhã de ontem, 17 de fevereiro, o Cabo Edirval Farias Vanderley e o Sd Wasleandro de Souza Marcelino, foram agraciados com Diploma de destaque do mês de janeiro, pelo bom desempenho nas atividades policiais, com um maior número registros de ocorrências de iniciativa, abordagens realizadas, dando ênfase ao que preconiza o patrulhamento produtivo.
A convite do Cap PM Nelson Valério Barbosa, Cmt da 110ª Cia PM, a comenda foi entregue aos militares pelo delegado de Polícia, titular da 42ª Delegacia Seccional da Segurança Pública de Piumhi, Dr. Danilo Tobias de Oliveira Fernandes, o qual disse em seu pronunciamento que chegou a pouco mais de um mês na cidade e pode notar o ótimo desempenho e compromisso dos policiais militares, dizendo estar orgulhoso pela deferência em participar da primeira solenidade do ano de 2011, premiando os policiais militares destaques da Bicentenária Corporação de Tiradentes.
O comandante da 110ª CIA PM, Cap PM Nelson Valério Barbosa disse, que é motivo de orgulho e felicidade premiar os policiais militares que não medem esforços na difícil missão de levar a tranqüilidade e a paz pública a comunidade, destacando o ótimo relacionamento e trabalho de forma integrada da Polícia Militar e Polícia Civil em Piumhi.
Ao final da solenidade, o Dr. Danilo recebeu das mãos do comandante da 110 Cia PM um certificado de agradecimento. 
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do 12º BPM

1º Encontro de segurança e trânsito

image
No último dia 09 de fevereiro, quarta-feira, a Policia Militar realizou no Recinto de leilões do Sindicato Rural da cidade de Jacuí, o 1º Encontro de Segurança e Transito em parceria com a Policia Civil, Prefeitura e Câmara Municipal, Sindicato Rural, Cooparaiso, Aciaj, Cooperjac e Radio Jacuí/FM,
O objetivo do encontro foi proporcionar Parceria e Integração entre a Policia Militar, Comunidade e demais Entidades Sociais, em busca de melhores condições de segurança para a população Jacuiense.
No encontro foram debatidos assuntos relacionados à Segurança Patrimonial, Pessoal e referente ao Trânsito Urbano e Rural, sendo explanado sobre a competência e atribuições da Policia Militar na comunidade, e como segurança é dever do Estado e responsabilidade de todos, tem a necessidade da integração e parceria com os demais seguimentos sociais e a comunidade para manter a cidade de Jacuí em um clima de harmonia e tranqüilidade.
Durante o encontro foram distribuídos panfletos “PM SERVIÇO” com Dicas de prevenção, orientando aos presentes que os tempos mudaram, e que a comunidade também precisa se organizar para fazer frente a essa batalha.
Para finalizar o encontro foi explanado sobre o tema Trânsito Urbano, frisando que o trânsito se assemelha a uma Guerra e atualmente o transito é o que causa o maior número de mortes e deficiência no mundo, por isso se vê a necessidade de fiscalização e orientação para cumprir as leis de Transito, foi mostrado durante todo o Encontro as atribuições da Policia Militar, mostrando a comunidade que Criança se Educa, enquanto que Adulto se Fiscaliza, pois só através da Fiscalização e Prevenção é que podemos controlar nas ruas essa Arma chamada Veiculo, além de citar a importância da Prevenção contra as Drogas, pois é um mau que tem crescido cada dia mais, de forma espantosa.
Foi um Encontro tranquilo e satisfatório, e contou com a colaboração de toda a comunidade de Jacuí. 
Fonte: Assessoria de Comunicação Organizacional do 12º BPM
Fev
18

190ª CIA PM tem novo comandante

0 comentários
image
Nesta manhã de quinta-feira, 17 de fevereiro, foi realizada a solenidade de passagem de comando da Centésima Nonagésima Companhia de Polícia, que tem sua sede na vizinha cidade de Tiradentes.
A Cap Sandra Aparecida de Souza que esteve a frente daquela fração desde o ano de 2009, despediu-se emocionada dos seus comandados e amigos que conquistou naquela cidade histórica. Em algumas palavras a oficial se emocionou e agradeceu a lealdade e principalmente a amizade que a ela foram dispensadas durante os dois anos em que esteve a frente da tropa.
O novo comandante, Capitão Demétrios Xavier Gomes é oriundo do 27º Batalhão que tem sua sede na cidade de Juiz de Fora, o oficial foi designado para o comando da companhia. Trata-se também de um oficial gabaritado e que opcionalmente escolheu o 38º Batalhão para prestar seus serviços.
A solenidade foi brindada com a presença do Cel PM Ricardo Matos Calixto que assumiu recentemente o comando da 13ª Região da Polícia Militar com sede em Barbacena, do Ten Cel Alan Elias da Silva comandante do 38º batalhão , militares da 190ª Cia PM , do 38º BPM, autoridades municipais, diversos seguimentos da sociedade, familiares e amigos dos oficiais, que compareceram no espaço cedido na Pousada Pequena Tiradentes.

6ª RPM lança pacote de projetos para 2011

0 comentários
Lavras/MG (18/02/2011) – Aconteceu ontem, no auditório da Guarnição Policial Militar de Lavras, o lançamento dos projetos da 6ª Região de Polícia Militar (6ª RPM) para o ano de 2011.
image
Comandantes e membros das comissões dos projetos
Além do comandante da 6ª RPM, coronel Wilson Gomes da Silva Júnior, dos comandantes de Unidade Operacional da Região, estiveram presentes os presidentes e membros de 13 comissões designadas para elaboração dos projetos.
Antes da divulgação das comissões, a tenente coronel Rosângela de Souza Freitas apresentou o Plano Diretor da 6ª RPM para 2011. O citado plano visa a melhoria da Guarnição Policial Militar de Lavras, através do investimento em obras, buscando uma melhor prestação de serviço a comunidade.
Dentre os projetos constantes no Plano Diretor, destaca-se a construção de um espaço cultural para 250 espectadores, que abrigará a Banda de Música do 8º Batalhão e servirá para realização de eventos culturais voltados a comunidade lavrense. Também está previsto uma reforma e ampliação do Colégio Tiradentes e a construção de uma Transitolândia, que servirá para educação no trânsito de crianças e adolescentes.
Coronel Wilson apresentou um a um os projetos
Na sequência o coronel Wilson apresentou um a um os 13 projetos que estarão sendo elaborados, são eles:
 Ampliação e reestruturação da Patrulha Rural na Região;
 Criação de uma Companhia de Recobrimento na cidade de Lavras;
 Criação de Grupos de Intervenção Rápida e Ostensivos nas cidades de Lavras, Três Corações e Varginha;
 Construção de um stand de tiro no 24º Batalhão em Varginha;
 Levantamento do acervo histórico da Polícia Militar no Sul de Minas;
 Revitalização do Projeto Cinturão de Segurança Pública nas cidades da 6ª Região;
 Policiamento em cidades turísticas da Região;
 Implantação de computador de bordo nas viaturas da PM;
 Reestruturação do Núcleo de Assistência a Saúde de Lavras;
 Construção do Núcleo de Assistência a Saúde de Varginha;
 Descentralização de uma aeronave para 6ª Região;
 Reestruturação da visibilidade nas sedes de frações da PM;
 Reestruturação da setorização do policiamento nas cidades da Região.
A gerencia desses projetos ficou a cargo do major Antonio Claret dos Santos. Segundo o coronel Wilson, será criado na 6ª Região um Assessoria de Gestão para o Resultado, visando monitorar as metas operacionais e administrativa da Unidade, que já estão sendo estabelecidas para 2011.
Com isso, o comando da 6ª Região pretende melhorar as estruturas físicas da PM, fornecer melhores condições de trabalhos aos policiais militares, aproximar ainda mais o policial militar da comunidade, oferecer um serviço de melhor qualidade ao cidadão, e manter a 6ª Região com os menores índices de criminalidade do Estado.
FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL DA 6ª RPM

Reunião da Companhia de Meio Ambiente e Trânsito

0 comentários
image
Ocorreu no dia 15/02/11-ter, nas instalações da Usina Hidrelétrica de Furnas, sediada na cidade de São José da Barra, a primeira Reunião de Comandantes de Pelotões/Grupos Rodoviário e de Meio Ambiente da 18ª Cia PM Ind MAT.
O evento contou com a participação do comandante da Unidade, Maj Sandro Wesley de Oliveira e chefes de seções.
Dentre os assuntos em pauta foram analisados o desempenho operacional das frações no decorrer dos anos de 2009 e 2011, bem como definidas as metas para o ano de 2011.

Nenhum comentário: