Pesquisar este blog

Blog da DA 5ª RPM

OFICIAIS DA 5ª RPM VISITAM CESEP EM PERDIZES


Na data de 16 de fevereiro de 2011, equipe de militares da Seção de Planejamento e Emprego Operacional da 5ª RPM estiveram na cidade de Perdizes em visita técnica para conhecer o trabalho do Centro Sócio Educativo de Perdizes(CESEP). O Objetivo da visita foi proporcionar conhecimentos e compilar material para a replicação de medidas eficazes implementadas pelo referido Centro junto aos adolescentes em conflito com a lei.
O Diretor do Centro Farley, juntamente com as psicólogas Camila e Kátia, explanaram para a equipe da Região composta pelo Capitão Santiago, 2º Tenente Roberto e 3º Sargento Edson Furtado, que a implantação do CESEP iniciou no ano de 2008, sendo inaugurado em fevereiro de 2010. Tendo seu efetivo formado por um diretor uma psicóloga e nove agentes, estes passaram por um treinamento com os agentes penitenciários de Araxá. Durante a estruturação foram feitas visitas a outros Centros de medidas sócio-educativas buscando base e conhecimento para sua estruturação.
É importante ressaltar que a idéia da visita pela equipe da 5ª RPM é de replicar boas práticas sugeridas na região. “Tais ações, se replicadas, poderão contribuir para o arrefecimento do crime violento no sul triangulino”, afirmou o Capitão Santiago, Chefe da Seção de Planejamento e Emprego Operacional da 5ª RPM



PM CUMPRE REINTEGRAÇÃO DE POSSE COM SUCESSO

Cerca de 300 pessoas distribuídas em 70 famílias tiveram que deixar fazenda invadida atendendo a determinação judicial. A área da Fazenda Inhumas fica às margens da BR-050, entre os municípios de Uberaba e Uberlândia. A operação de reintegração de posse teve início às 04 horas desta quinta-feira, quando cerca de 120 policiais militares, distribuídos em 20 viaturas, e acompanhados de oficiais de justiça, conselheiros tutelares, integrantes do Corpo de Bombeiros, Samu, Setor de Ambulância e Ronda Social, além de funcionários braçais da Prefeitura de Uberaba, se reuniram no 4º BPM e receberam as orientações de como agir na desocupação da área. Às 5 horas, o comboio se dirigiu ao local, debaixo de forte chuva. Às 06h30, todos os componentes da operação chegaram à fazenda onde o Comandante da Unidade, Tenente-Coronel Ney Sávio de Oliveira, se reuniu com os representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) para explicar como seria o trabalho policial e das Instituições. Na sequência, a desocupação ocorreu de forma pacífica, com os invasores desmontando os barracos e carregando os caminhões com móveis, lonas e objetos particulares. Participaram da operação, equipes do Serviço de Inteligência e militares dos setores administrativos da 5ª RPM e do 4º BPM; Rocca; Rotam; Choque; Banda de Música e Patrulha Rural. Segundo informações, os invasores ocupavam a área desde dezembro de 2009 quando foram advertidos que teriam que deixar o local, fato que não aconteceu. O Comandante Ney salientou que a operação foi um sucesso e transcorreu conforme o planejado, sem nenhum emprego de força. 

Nenhum comentário: