Pesquisar este blog


Pelo menos 20 dos 77 deputados que assumem hoje uma cadeira na Assembleia de Minas miram as eleições


RENATO COBUCCI
01_posse
Reunião de boas-vindas na Assembleia: pontapé para discussões sobre candidaturas a prefeito
Pelo menos 20 dos 77 deputados que tomam posse, nesta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa de Minas, já assumem o mandato de olho nas próximas eleições, aponta levantamento feito pelo Hoje em Dia. Ou seja, usarão o Legislativo estadual como trampolim para tentar vencer a disputa pelas prefeituras, em 2012.
 

Os nomes são cotados por aliados, partidos políticos ou pelos próprios parlamentares. Ontem, ao receberem as boas-vindas do atual presidente da Casa, Doutor Viana (DEM), e de técnicos da Casa, os deputados aproveitaram a confraternização para dar início às discussões sobre as candidaturas a prefeitos.

Mesmo quem não vai disputar já aproveitou para traçar articulações em favor dos aliados.  "Na minha região temos três nomes colocados. O meu, o do Weliton Prado (PT) e o do deputado Gilmar Machado (PT). Vamos construir uma unidade interna e posteriormente definir o nome", confirmou o deputado estadual Elismar Prado (PT), referindo-se à Prefeitura de Uberlândia. Ele ventila a possibilidade de outros dois federais saírem dos cargos para a disputa municipal do ano que vem.
 

O petista é um dos novatos que assumem o mandato já pensando no próximo pleito. Na bancada de estreantes, sete já cogitam a hipótese de se candidatar em 2012. Entre eles estão Neilando Pimenta (PHS), em Teófilo Otoni; Duílio de Castro (PMN), em Sete Lagoas; Celinho do Sinttrocel (PCdoB), em Coronel Fabriciano; e Fábio Cherem (PSL), em Lavras.
 

O também petista Durval Ângelo e o comunista Carlin Moura admitem a condição de pré-candidatos em Contagem, na Grande BH, porém preferem não prolongar o assunto. "Sou pré-candidato a prefeito, mas ainda tem mais dois anos", desconversou Durval Ângelo.
 

O pedetista Alencar da Silveira Júnior também admitiu que é candidato a prefeito de Belo Horizonte. Ele defende mudança na legislação eleitoral. "O Brasil para de dois em dois anos. Gasta-se muito dinheiro com eleição e os deputados que disputam ainda tem que deixar os projetos pela metade", reclamou. O pedetista disse ainda que pretende encabeçar um movimento para que as eleições no Brasil aconteçam de forma simultânea. Deste modo, os prefeitos seriam eleitos junto com os deputados.
 

Enquanto uns pensam nas eleições de 2012, outros estão preocupados com o aproveitamento na Casa. Ontem, o deputado Sargento Rodrigues já começava a recolher assinaturas para protocolar um projeto de emenda à Constituição que trata de adicional de periculosidade para policiais militares.
 

Já o novato Fred Costa (PHS) informou que tem em mãos cem projetos para serem apresentados na início dos trabalhos. Na bancada feminina, a ideia é formar uma coalizão de mulheres, aproveitando a eleição da presidente Dilma Rousseff (PT).
"Não fazemos parte da Mesa Diretora, mas queremos, por exemplo, presidir solenidades importantes", afirmou Luzia Ferreira (PPS).
 

Nos corredores da Assembleia, as negociações para as composições visando as eleições 2012 já começam a ter prosseguimento. E como a eleição é municipal, também deve ter início nos gabinetes a peregrinação de prefeitos e vereadores. Hoje, por exemplo, são esperados mais de 500 municipalistas na cerimônia de posse dos parlamentares estaduais.
 

Tem deputado que vai acomodar os convidados nos corredores da Casa porque chamou para assistir a solenidade mais apadrinhados que o número oficial de convites distribuídos.
 

Para agradar a 'prefeitada', a TV Assembleia vai transmitir a cerimônia ao vivo, dando ênfase aos cumprimentos dos prefeitos aos deputados.
 
Na segunda-feira (31), ao apresentar uma síntese da solenidade, o cerimonial fez questão de informar aos parlamentares que as bases serão agraciadas. O rosto do prefeito vai ser mostrado ao vivo na televisão, em um gesto de "valorização dos municípios". Os municipalistas terão lugar especial na posse - ficarão próximos ao plenário.

Nenhum comentário: