Pesquisar este blog

BLOG BOCA DE SAPO

POLÍCIA DE MINAS GERAIS PRENDE QUADRILHA QUE PRATICOU SEQUESTRO EM APARECIDA DO TABOADO/MS, em Iturama-MG

Ação conjunta das polícias militar, civil e federal desbarata quadrilha de seqüestradores e liberta reféns.





No dia 18 de janeiro, o comandante da 3ª Cia PM Ind., Major IVAN, recebeu informações de que um veiculo VW Polo Sedan, de cor prata, deslocava-se da cidade de Aparecida do Taboado/MS e por conseguinte poderia adentrar a outros Estados, inclusive Minas Gerais, sendo relatado haver uma vítima refém no interior do seu porta-malas.

Mesmo estando no gozo de suas férias, o Major Ivan quando encontrava-se em um sitio próximo à cidade de Iturama, tão logo soube do fato, de imediato passou a comandar uma operação, com o acionamento do cerco e bloqueio e rondas policiais na área sob seu comando na tentativa de localizar o veiculo, passando desde então, a percorrer em seu veiculo particular a rodovia MG 497, quando deparou com um VW Gol de cor branca, placa GUT-7923 – Uberlândia/MG, com um indivíduo em atitude suspeita.



VW Gol que era conduzido pelo autor Fernando de Jesus Barbosa

Passou então a fazer o acompanhamento deste veiculo, orientando uma equipe que já fazia bloqueio policial nas proximidades, esta ao visualizar o referido veiculo, fez sua abordagem, e ao checar seus documentos, constatou-se que o condutor tratava-se de FERNANDO DE JESUS BARBOSA, 32 anos, que após pesquisa no Sistema policial, constatou-se haver mandado de Prisão em aberto em seu desfavor, e ao entrevistá-lo, ficou constatado que este veículo bem como seu condutor estaria dando apoio a quadrilha de seqüestradores na condição de “batedor” ao VW Polo Sedan utilizado pelos mesmos, tendo na oportunidade recebido voz de prisão.

Durante a prisão de Fernando, a sala de operações da 3ª Cia PM, informou que uma das guarnições policiais que fazia rondas na região havia deparado com o VW Polo Sedan em baixo de uma árvore no meio de um canavial e que ao avistarem a PM, 03 indivíduos saíram correndo em direção à referida viatura da PM, estando eles ainda amarrados pelas mãos, os quais gritavam por socorro, anunciando que seus seqüestradores haviam evadidos canavial adentro, tratando ser em número de 4 (quatro) autores, sendo após confirmado que o sequestro tratava-se de 03 (três) vítimas e não apenas uma conforme anunciado no primeiro momento. As vitimas informaram que os seqüestradores portavam várias armas de grosso calibre tipo fuzil, revólveres e pistolas, e uma sacola cheia de munições, não sabendo informar o motivo do seqüestro. Veículo abandonado onde a Polícia encontrou as vítimas amarradas



Diante dos fatos e com os seqüestradores homiziados no canavial, foi solicitado reforço policial ao escalão superior da Policia Militar, Sr Coronel AQUINO e mantido um cerco bloqueio no canavial, o que perdurou por toda a noite de terça-feira, 18. Na manhã seguinte, uma guarnição da Policia Militar deparou com o autor ANDREY MILLER SANTOS BONIFÁCIO, de 20 anos, tendo este confirmado a participação no crime de seqüestro e que também teria dispensado uma arma calibre 9mm (de uso exclusivo das forças armadas), a qual foi localizada com 02 (dois) carregadores e 24 (vinte e quatro) cartuchos intactos.



Em decorrência da operação conjunta, o serviço de inteligência abordou um veiculo Fiat Uno, este, sendo conduzido por REJAINE MESSIAS, 34 anos, conduzindo como passageiro, IDALÉCIO DE JESUS SANTOS, de 29 anos, que ao consultar no sistema policial, verificou-se que havia um mandado de prisão em aberto contra o mesmo, sendo a posterior confirmado ser autor participante do seqüestro, bem como ser acusado como autor pela morte de um policial militar na cidade de Uberaba/MG, o que diante dos fatos, foi dado voz de prisão ao mesmo, tendo também, a Sra REJAINE , recebido voz de prisão por estar dando fuga a foragido da justiça.





Durante a seqüência dos trabalhos de captura dos autores do seqüestro, diante das várias abordagens de pessoas e veículos na região, a PM abordou um veiculo Citroen Aircross, placas HOE-5158 – Uberlândia/MG, com 02 (dois) ocupantes em atitude de suspeição de ter como objetivo o resgate dos indivíduos homiziados no canavial, tendo como condutor o Sr JOSÉ RODRIGUES JUNIOR, de 49 anos, o qual confirmou que estava na região na tentativa de resgatar seu enteado - ANDREY MILLER ,sendo este, um dos autores do sequestro.



O segundo ocupante do veículo , tratar-se do Sr DIEGO RODRIGUES DE MEDEIROS, de 39 anos, que após consulta no sistema da polícia, ficou constatado haver mandado de prisão em seu desfavor, tendo este recebido voz de prisão, e Sr JOSÉ recebido voz de prisão por dar fuga a foragido da justiça, cujos autores foram presos em flagrante delito e os veículos apreendidos foram recolhidos ao pátio em Iturama conveniado com o DETRAN.

Autor: Diego Rodrigues de Medeiros

Idade:39 Anos

Natural: Uberlandia/MG

Prisão: Foragido da Justiça.



Na madrugada desta quinta-feira, 20 de janeiro, através de denúncia anônima, a PM foi informada de que havia uma pessoa às margens da rodovia MG 497, parecendo estar procurando por algo. Diante dos fatos, uma equipe de militares foi até ao local indicado, onde abordou o autor identificado como sendo: ELTON BATISTA LEAL, 22 anos, que estava de posse de um revolver calibre .38 com 06 (seis) munições intactas, e um colete a prova de bala, tendo ainda naquele local, afirmado ser integrante da quadrilha que havia feito o seqüestro em Aparecida do Taboado/MS. Na oportunidade, o autor relatou aos policiais que sua função na quadrilha era dar apoio aos integrantes da quadrilha com alimentação, pelo que foi dada voz de prisão ao autor.



Autor: Welton Rodrigues dos Santos - Vulgo: "Guelinha"

Durante varredura nas imediações onde os seqüestradores abandonaram as vítimas foi encontrado um rádio transmissor portátil, o qual era utilizado na freqüência da Polícia Militar e uma bandoleira de arma longa.

Ao encerrar a ocorrência, as armas, munições, veículos e os autores foram conduzidos e apresentados ao Delegado da Polícia Civil da cidade de Iturama para a execução das providencias da sua competência.

Durante o trabalho de investigação da Polícia Civil, foi descoberto que o autor ELTON teria fornecido informações falsas sobre sua identidade no momento da prisão, pois, constatou-se que seu nome verdadeiro é WELTON RODRIGUES DOS SANTOS, natural de Pirapóra/MG e que possui mandado de prisão em aberto na Comarca de Uberlandia/MG, tendo em sua ficha, um homicidio consumado e uma tentativa de homicidio.

CONCLUSÃO DO COMANDANTE DA 3ª COMPANHIA DA POLÍCIA MILITAR



Ao final da operação, isto, decorridos 68 horas ininterruptas de ação policial, quando da liberação dos policiais militares envolvidos, o Major IVAN agradeceu a Deus pelo resultado da operação, fazendo em seguida um balanço geral, anunciando o resultado positivo que culminou com a prisão de 7 (sete) autores, destes 4 (quatro) seqüestradores, 1 (um) em cumprimento de mandado de prisão e 02 por dar fuga a foragido da justiça, apreensão dos 02 (dois) veículos utilizados no crime, apreensão de 2 (duas) armas de fogo, um rádio transmissor, um colete a prova de balas, munições diversas e ainda citando como fator primordial, a libertação e resgate das 3 (três) vítimas reféns do seqüestro. Destacou ainda como fator importante que na operação não houve necessidade de troca de tiros, nem tão pouco houve pessoas feridas resultante da ação da polícia. Ressaltou a importância da união e participação efetiva das Instituições, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Federal e a própria população no combate ao crime em defesa da sociedade de bem, cujos méritos somente foram alcançados graças ao profissionalismo, dedicação e envolvimento permanente de um conjunto com os mesmos propósitos a um mesmo bem em comum – Paz Social. Foi comentado pelo Major IVAN que o crime não tem fronteiras assim como as formigas não atacam apenas a sua propriedade, para tanto todas as autoridades, inclusive em níveis de Instituições e Federações diferentes devem a todo instante preocuparem-se também com a “formiga” do seu vizinho. Agradeceu a participação das Instituições policiais que deram o apoio a operação executada pela Polícia Militar, a sociedade e a imprensa local, especificamente a Rádio Metrô FM 87,9, à qual anunciou as orientações da polícia militar à população Urbana e Rural quanto aos procedimentos a serem adotados em caso de suspeição de pessoas na região. Agradeceu ainda a confiança e apoio do Comandante da 5ª Região da Polícia Militar – Sr Coronel Aquino ao seu comando, o qual não mediu esforços em atender seu pedido canalizando recursos como Helicóptero, canil e efetivo de militares em reforço ao apoio na operação. Finalizou suas palavras agradecendo todos os policiais militares, os quais compõem uma grande e importante equipe na região do pontal, cujos comandados se desdobraram, passaram fome, sede, noites sem dormir e mesmo cansados, jamais desistiram ou desestimularam em dar continuidade na operação, que ao contrário, sempre apresentaram com moral de tropa ilibada, atendendo as necessidades, particularidades e expectativas do comando e da população no geral.



“Nenhum é tão bom quanto todos nós juntos”

(Autoria desconhecida)

Nenhum comentário: